III Sarau Musical comemora os 40 anos da Biblioteca Pública de Imbituba
A Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura do Governo de Imbituba, através da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa realiza neste sábado (18) o III Sarau Musical. O evento terá início às 18h e será realizado na própria Biblioteca, inclusive utilizando parte da rua, em comemoração aos seus 40 anos de serviços prestados à comunidade. A entrada é gratuita e todo cidadão é convidado a participar.
Música, perfomances, poemas, narrativas, dentre outras manifestações artísticas esperam a comunidade. A bibliotecária e Gerente de Fomento e Incentivo à Cultura, Gláucia Maindra, reforça que a essência deste evento é, além de tudo, sentir e articular a biblioteca que queremos para a nossa cidade. “Embarque nesse passeio e venha se encantar com a Biblioteca Pública que desejamos, afinal são 40 anos de uma instituição que guarda e promove a história de Imbituba, através das pessoas que aqui passam em busca de conhecimento”, convida.
A proposta, assim como nas edições anteriores do Sarau, é reunir e apresentar os artistas locais que vivem em Imbituba e regiões próximas. “Além das atrações, também será apresentada uma exposição virtual de mapeamento da memória deste espaço e sua relação com a comunidade. Realizamos encontros com servidores e gestores municipais que atuaram e atuam direta ou indiretamente na Biblioteca Pública. Esse mapeamento terá continuidade ao longo de 2015, pois ainda não foi possível entrevistar todos os envolvidos”, explica.
Uma novidade para a comemoração dos 40 anos é a fachada da biblioteca que está sendo estilizada com uma arte especialmente criada pelo artista Bruno Bachmann. O objetivo é representar a identidade cultural de Imbituba através de cores e formas. Até sábado, a comunidade é convidada a visitar a biblioteca e auxiliar nos trabalhos de preparação.
III SARAU MUSICAL – Edição Especial – 40 anos da Biblioteca Pública Municipal
Local: Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa – Rua Nereu Ramos, 276 – Centro – Imbituba/SC
Data: 18/07/2015, sábado
Horário: das 18h às 22h
Serviço Gratuito!
Programação em: https://www.facebook.com/events/1428009877524943/
Programação*
18h – Abertura
18h15 – Surf Music, com Gui Dias e convidados
18h45 – MPB, Rock Nacional e músicas autorais, com Lucas Guimarães
19h10 – Hino à Alegria, 9° Sinfonia de Beethoven, com Emily Cardoso da Silveira
19h20 – Diny Espíndola e Priscilla Fargnolli interpretam “Valsinha” de Chico Buarque e Vinícius de Moraes
19h30 – Priscila Gonçalves, da Escola de dança Pé de Molla apresenta Dança Árabe
19h40 – Emily Cardoso da Silveira conta a história “A Casa Sonolenta”, de Audrey Wood e recita o poema “A Boneca”, de Olavo Bilac
20h – Contação de Histórias, com Sergio Bello
20h20 – Clássicos do Rock, Blues e Country, com Lú Guassú
20h50 – Entrelinhas apresenta textos consagrados em que os autores compartilham seu entusiasmo pela leitura, com Renan Osvaldo Pacheco, Daniele Freitas, Talitha Gresele Ozorio e Ailton Pereira Junior
21h10 – Poesia, com Lilly Maria
21h20 – Batalha de MC´s, com Bernardo Saíbe, Douglas Barbosa DG – DOUG e Arthur DX
21h40 – Mariáh Trio, com os integrantes Franco Fernandes e Rodrigo Rosa
* Horários sujeitos a alteração
Durante todo o evento você poderá prestigiar o ensaio fotográfico sobre leitura e a exposição “Da escrita (a) cor”, de Ailton Pereira Junior. Também poderá conhecer um pouco da trajetória dos 40 anos da Biblioteca Pública narrada pelos seus ex-colaboradores, num vídeo de Claudio Lima e relembrar algumas manifestações culturais, por meio das fotografias de Gláucia Maindra. Isabella Torquato do souIM contribui com o layout do evento.
Artistas convidados
Lucas Guimarães participará pela primeira vez do Sarau Musical, músico desde os 5 anos, apresentou-se com 14 anos no Tribunal de Contas em Florianópolis. Teve um CD lançado, no Circo Voador, no Rio de Janeiro, em parceria com seu pai Bernardo, onde fizeram a abertura do show dos compositores Sá & Guarabira. Participou de algumas bandas sendo a última, por um período de 2 anos, com o amigo Teto Fernandes. Hoje se apresenta em bares, restaurantes e eventos na região de Imbituba.
ONG Entrelinhas é uma associação em processo de constituição que surgiu com o intuito de semear o interesse pela leitura e escrita literária em Imbituba. Além de organizar uma apresentação de textos consagrados em que os autores compartilham seu entusiasmo pela leitura, a ONG Entrelinhas montará um painel interativo no qual o público poderá (re)construir seu próprio poema a partir de palavras aleatórias.
Ailton Pereira Junior apresenta o ensaio fotográfico sobre leitura, no qual utilizou um conceito do Barthes “A leitura com cabeça levantada”. Já em suas telas da série “Da escrita (a) cor” as pinturas propõem um diálogo entre cores e palavras. “Uma simples tentativa de misturar lugares da literatura com lugares da pintura. Do livro para a tela. São poesias, são cores e massas, são volumes e luzes, são referências a escritores. Mas mais do que isso é uma sugestão de imagem que me constituí, seja pela literatura ou seja pela pintura”, comenta Ailton.
Lilly Maria
“Coleciono lápis, gosto de filmes e cheiro de livros. Amo Renato Russo, cafeína e All star. Tenho sardas e roo unhas.
Não sou triste, não fumo e não bebo. Nem julgo quem é ou quem os faz.
Não sofro de amor platônico, tampouco por um não correspondido.
Não sou solitária. Mas, sinto saudade, tenho minhas distâncias e invento mil histórias dramáticas.
Escrevo, escrevo e escrevo. Sinto vontade disto e na maior parte do tempo, apenas disto.
Então, escrevo e estou bem.
E não preciso (ainda) fumar, beber e ser triste pra isto.”
Diny Espíndola e Priscilla Fargnolli são idealizadores do Grupo FORMAS. Formados em Ribeirão Preto – SP no CAD – Centro Avançado de Dança, atuando profissionalmente na Equilíbrio Cia de Dança. Atualmente são responsáveis pelos desenvolvimentos dos projetos do Grupo FORMAS. Nesta terceira edição do Sarau Musical Diny e Priscilla interpretam “Valsinha” de Chico Buarque e Vinícius de Moraes.
Priscila Gonçalves, bailarina, coreógrafa e diretora proprietária da escola de dança Pé de Molla, apresentará a Dança Árabe com a Espada. Priscila Gonçalves está atualizada no mercado da dança do ventre nacional e internacional, conquistando títulos e está entre as três melhores bailarinas do estado de Santa Catarina, em pesquisa da Belly Maniacas Blog de Dança do Ventre mais visualizado no Brasil, também no ano de 2013 ganhou o prêmio excelência em Dança do Ventre pelo mestre egípcio Mohamed Sharim no Festival Internacional Glam Luxor em Porto Alegre, e neste ano de 2015 passou na seletiva do Prêmio Desterro onde irá disputar o título dos três melhores representando a cidade de Imbituba juntamente com sua aluna e também professora da escola, Gislaine Roque.
Atenciosamente,
Emanuelle Querino Alves de Aviz