Imagem de Santa Paulina está no alto do morro

Em procissão na sexta-feira santa, Peregrinos colocaram imagem que veio do Santuário de Nova Trento

 

A “pedra espiritual” dos peregrinos para o local onde será construída a estátua de Santa Paulina, que registra a fé dos imbitubenses, já está no alto do Morro do Mirim. Na procissão da via sacra, realizada na última sexta, dia 03, a imagem de Santa Paulina, que veio do santuário de Nova Trento, foi fixada no local.


A procissão tomou o alto do morro para deslumbrar uma paisagem quase panorâmica e um amanhecer do sol espetacular. A tradicional peregrinação da sexta-feira santa, que a cada ano reúne mais pessoas, onde é feita pela igreja católica a Via Sacra (oração que nos lembra o caminho da dor e do sofrimento de Jesus), levou a imagem da santa, que recebeu a benção do Padre Pedro Paulo e foi colocado pelo presidente da Associação dos Peregrinos de Santa Paulina, Camilo Damázio.


“É um dia histórico e de todo um trabalho espiritual que estamos realizando ao longo de muitos anos. O mundo vai conhecer o que Santa Paulina fez e está fazendo por nós e esse espaço será de muita fé, devoção e de preservação”, garante Damázio.


Nesta quarta-feira, dia 8, às 19 horas, o Governo de Imbituba realiza o lançamento da obra de Santa Paulina, uma estátua de 46,5 metros que se tornará um dos maiores monumentos cristãos do planeta e colocará Imbituba no cenário internacional do turismo religioso.

 

Imbituba tem quatro imagens da Santa de Nova Trento

 

O município de Imbituba, com todo seu envolvimento com Santa Paulina, possui em sua cidade quatro imagens da Santa que vieram da cidade onde viveu no Brasil, de Nova Trento e do santuário em sua homenagem.


As imagens foram trazidas pelos peregrinos em várias caminhadas à Imbituba.


1ª Imagem: trazida em 2006, na época se comemorava 40 anos do 1º milagre da Santa em Imbituba. Neste dia houve a 1ª Caminhada no entorno do Morro do Mirim, e foi decretada a data “comemorativa do primeiro milagre de Santa Paulina”, como 23 de setembro, instituída pelo então prefeito José Roberto Martins, e inaugurada a Gruta de Santa Paulina na antiga pedreira, no bairro Paes Leme, área hoje está sob responsabilidade da Associação dos Peregrinos.


2ª Imagem: Trazida pelos Peregrinos na 2ª Caminhada em setembro de 2008 nos 42 anos do 1º milagre. Esta encontra-se na Igreja de São José, no bairro Guaiuba, a época um pedido da Irmã Ilze Mess de Nova Trento (falecida em 10/2011) pois Santa Paulina era devota de São José. A irmã também pediu recursos para a construção do monumento, pedido este atendido pelo Governo Estadual e Municipal em dezembro de 2009.


3ª Imagem: Chegou em Setembro de 2013 nos 47 anos do 1º Milagre, e se encontra na Igreja Matriz de Imbituba, recebida pelo padre José Eduardo Bittencourt.


4ª Imagem: Veio para Imbituba em Setembro de 2014 nos 48 anos do 1º Milagre, e agora se encontra no alto do Morro do Mirim. Com a benção do Padre Pedro Paulo das Neves, a imagem foi colocada pelo presidente da associação nesta sexta-feira, dia 03 de abril, formalizada a pedra espiritual do local onde será construída a estátua de Santa Paulina.

 

 Texto: João Batista Coelho Júnior

Fotos: João Batista/Cláudio Lima