Imbituba já tem coleta seletiva

O Governo de Imbituba deu início ao serviço de Coleta Seletiva de materiais recicláveis nesta semana para nos bairros que receberam orientações de como o lixo deve ser preparado para o recolhimento. Nesta segunda-feira (9) o caminhão especial da empresa contratada Serrana Engenharia atendeu os bairros Centro, Vila Esperança e Barra de Ibiraquera. Os bairros Arroio do Rosa, Arroio, Alto Arroio e Ibiraquera também já receberão a coleta seletiva nesta semana.

                

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Saneamento e Habitação (Sedurb), Eduardo Nunes, antes de receber o caminhão de coleta seletiva os cidadãos precisam ser orientados sobre como separar o lixo. “Estamos em parceria com a Secretaria de Saúde fazendo a conscientização através dos agentes comunitários, que estão indo de casa em casa explicar como funciona o novo serviço”, explica.

Assim que as orientações forem sendo concluídas os outros bairros serão atendidos, de acordo com o calendário que está sendo distribuído pelos agentes. É importante colocar o lixo apenas no dia da coleta, sem misturar materiais recicláveis com lixo úmido, aquele que é depositado para a coleta domiciliar, que funciona tradicionalmente.

 

O que é coleta seletiva?

 

                A coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e metal. É uma alternativa ecologicamente correta de destinação final dos recicláveis. Essa ação diminui a quantidade de resíduos enviados ao aterro, fazendo que o que tempo de vida útil do local seja maior.

Entre as vantagens estão a conscientização ambiental; a melhoria na limpeza da cidade; a economia de energia; geração de emprego e renda; diminuição da poluição e de animais vetores de doenças, como o mosquito da dengue; e economia de matérias prima como água, petróleo, árvores e minerais.

 

Como separar os resíduos?

 

Papel – Deve estar seco, limpo (sem gordura, restos de comida e graxa), e de preferência não amassados. Recicláveis: jornais, revista, papelão, embalagens longa vida, envelopes.

 

Vidro – Deve estar seco e limpo. Vidros quebrados devem estar envoltos em papel grosso. Recicláveis: potes de vidro, garrafas, copos embalagens de molhos, frascos.

 

Plástico – Potes e frascos devem estar limpos e sem resíduos. Recicláveis: Potes de alimentos, garrafas PET, PVC, sacos de plásticos, baldes, recipientes de limpeza.

 

Metal – Devem estar limpos e, se possível, reduzidos em volume menor. Recicláveis: latas de alumínio, latas de aço, canos, arames e ferragens.

 

Lixo úmido

 

O lixo úmido não deve ser misturado aos materiais que serão reciclados, como restos de comida, cascas de frutas e legumes; guardanapos e lenços de papel usados, papéis e papelões engordurados; fotografias, fita crepe e etiquetas adesivas; sujeira de vassouras, cinzeiros, dejetos de animais e chicletes; papel higiênico, fraldas e absorventes.

 

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Fotos: Claudio Lima