Novos canteiros são instalados

A obra é uma ação em atendimento aos pedidos do comércio local

 

Imbituba passa por mais uma renovação dos canteiros centrais. Após estudar o pedido da Câmara de Dirigentes Logistas – CDL para que as áreas em que o Projeto Paisagístico Burle Marx não funcionaram fossem pavimentadas e recebessem vasos decorativos, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana – Seinfra desenvolveu o projeto de cobertura dos canteiros com blocos intervalados de concreto, o paver.

De acordo com o técnico em edificações da Seinfra, Luiz Roberto Pacheco, na Rua Ernani Cotrim serão 11 canteiros e na Irineu Bornhausen, mais 17. “As árvores que existem serão mantidas e onde não houver serão colocados vasos ornamentais”, explica. O projeto foi solicitado ao profissional ainda em 2014, a partir da oficialização do pedido pelo então ex-presidente da CDL, Custódio Juvenal Pacheco, durante a reunião Café com o Prefeito, realizada em setembro, em parceria com a Associação Empresarial de Imbituba – Acim.

O prefeito Jaison Cardoso, que era secretário de obras na época da implantação do antigo projeto dos canteiros, entende que infelizmente o projeto de Burle Marx não deu certo e foi preciso uma alternativa. “A CDL sugeriu que com a colocação do concreto a areia, que geralmente entra nas lojas, diminuiria e que os vasos poderiam ser adotados pelos lojistas, diminuindo os custos de manutenção para prefeitura. Então o ex-secretário José Afonso de Carvalho abraçou a ideia e desenvolveu o projeto. Gostaria muito que todas as flores e plantas tivessem vingado, mas mesmo com a manutenção muitas morreram. Também algumas pessoas pisavam ou colocavam lixo em cima, esperamos que agora a região central fique mais limpa e com menores custos de limpeza”, afirma.

 

 

 

 

Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz