Curso apresenta estratégia para deixar o cigarro

Quem ainda deseja ajuda pode procurar as Unidades de Saúde Básica para participar dos encontros periódicos, que acontecem durante todo o ano

O curso Como Deixar de Fumar foi o primeiro passo para cerca de 28 imbitubenses decididos a largar o vício. Durante três encontros seguidos os participantes ouviram palestras sobre os benefícios de parar de fumar e os problemas que a droga causa, além de depoimentos relevantes de pessoas que pararam de fumar. Organizado pelo Departamento de Prevenção e Combate às Drogas da Secretaria de Saúde do Governo de Imbituba, o evento foi um sucesso.

Na primeira noite o professor Mário Cesar, mostrou com clareza todos os malefícios do cigarro para a saúde humana, através de estudos comprovados e vídeos. Nas noites seguintes o professor Paulo Predebom apresentou as vantagens de deixar de fumar, como ser um ex-fumante de sucesso, como funciona a desintoxicação, como superar uma crise de abstinência e a tríplice dependência: física, psicológica e química. Ainda houve sorteio de brindes e maços de cigarro e isqueiros foram jogados no lixo.

No encerramento o prefeito Jaison Cardoso também deu o seu depoimento, pois está há seis semanas sem fumar. “Comecei participando dos encontros do programa antifumo da Secretaria de Saúde, e está dando certo. Já tentei parar várias vezes e é muito difícil. Minha estratégia foi mudar meus hábitos de vida, estou praticando bastante atividade física, consumindo alimentos saudáveis e água. Vocês também podem deixar o cigarro”, incentivou Jaison.

Segundo Jander Carvalho, coordenador do Departamento de Prevenção e Combate às Drogas o curso teve como objetivo ajudar pessoas que desejassem parar de fumar.  “O evento aconteceu durante em função do dia 29 de agosto, que é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Quem participou do curso recebeu orientações importantes de como parar de fumar e ter boa saúde, tendo sido orientado a procurar a Estratégia Saúde da Família (Posto de Saúde) de seu bairro para participar dos grupos que periodicamente se reúnem aqui em Imbituba para tratamento com acompanhamento médico, assim como é realizado em vários outros municípios.

 

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Foto: Jander Carvalho