Imbituba recebe oficina de leitura inclusiva

Deficientes visuais já podem ter acesso a obras literárias na Biblioteca Pública de Imbituba. O evento, com certificação, tem as inscrições gratuitas e limitadas

 

Imbituba receberá uma oficina de leitura inclusiva e o encontro da Rede de Leitura Inclusiva GT – SC, para colocar em prática o direito a leitura para os deficientes visuais. O evento será no dia 4 de setembro, das 9h às 17h, na Câmara de Vereadores. Os públicos-alvo são bibliotecários, educadores, profissionais da leitura e demais interessados.


É uma oportunidade para conhecer melhor sobre a deficiência visual e sobre os recursos disponíveis para aprimorar o acesso deste público à leitura. Os objetivos da oficina de leitura inclusiva incluem a sensibilização e desconstrução de mitos sobre a deficiência visual e a leitura inclusiva; orientações técnicas e práticas sobre deficiência visual; conhecimentos sobre os livros acessíveis, suas diferenças e oportunidades; orientações teóricas e práticas sobre a leitura inclusiva e ainda uma atividade prática de roda de leitura inclusiva.


A realização é da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), através do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina, em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos e Secretarias de Cultura e Educação do Governo de Imbituba, via Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa.


Gláucia Maindra, bibliotecária, afirma que a Oficina e as reuniões do GT de Leitura Inclusiva em Santa Catarina são um grande avanço para profissionais que atuam em espaços que atendem os leitores com deficiências. “Em Imbituba, a Biblioteca Pública Municipal deseja conhecer melhor esses potenciais leitores. E para tal, buscamos capacitar os funcionários para atuarem com este público, que requer um atendimento especializado. A comunidade está convidada para conhecer o acervo de livros nos formatos braille e falado da Biblioteca Pública. o acervo é composto em sua maioria por doações da Fundação Dorina Nowill”, explica.


A ministrante da oficina será Ana Paula Silva: Psicóloga formada pela Universidade de Guarulhos em 1995, com especialidades em psicologia clínica, educacional e organizacional. Experiência em gestão de organizações sem fins lucrativos de grande porte, com atuação no Brasil, Estados Unidos e Moçambique. Desde 2011 é gestora da Fundação Dorina Nowill para Cegos com projetos de apoio à inclusão, dentre os quais pesquisa, capacitações, gerenciamento e formação de rede de leitura inclusiva pelo Brasil.

 

Oficina de Leitura Inclusiva e Encontro da Rede de Leitura Inclusiva GT – SC

(com certificado de participação pela FCC e Fundação Dorina Nowill)

Data: 4 de setembro de 2014

Horário: 9h às 17h

Local: Câmara de Imbituba – Rua Ernani Cotrim, nº 555 – Centro – Imbituba/SC

Inscrição gratuita e limitada (50 vagas) apenas via Internet:

https://docs.google.com/forms/d/14lyrMFmKs3abQme6iv5j9gmZR6bs91XVLEDOJEAe33c/viewform?usp=send_form

 

Informações do evento: https://www.facebook.com/events/685124144889889/

Mais informações: leiturainclusiva@fundacaodorina.org.br

 

Rede de Leitura Inclusiva

 

O encontro da Rede de Leitura Inclusiva visa promover a interação entre profissionais envolvidos com livro, leitura e cultura, implementar e incentivar ações de acessibilidade. É um trabalho mediado pela Fundação Dorina Nowill junto aos profissionais que promovem o livro e a leitura no Brasil.


A Rede incentiva que os livros distribuídos gratuitamente por eles gerem ainda maior impacto, incentivando a inclusão, através de um trabalho de promoção da leitura inclusiva. Este trabalho consiste em manter os profissionais que lidam com pessoas com deficiência visual atualizados e informados sobre como oferecer materiais acessíveis ao seu público. 

 

 

 

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Foto: Agnaldo Pedro   Arte: FCC