Café com o Prefeito resulta em melhoria aos Conselhos Municipais

Temas como revitalização dos canteiros centrais, limpeza do centro, acesso norte e linhas de ônibus intermunicipais também foram discutidos

O desenvolvimento da cidade é um tema constantemente discutido entre o Executivo Municipal e a classe empresarial. Na reunião mensal Café com o Prefeito os poderes público e privado se reúnem para encontrar as melhores maneiras de solucionar os problemas e criar novas oportunidades. Na edição de agosto, realizada na manhã desta quinta-feira (14), conselhos municipais, canteiros centrais e acesso norte foram os principais temas debatidos.

De acordo com o prefeito Jaison Cardoso os conselhos municipais terão um reforço e um auxílio organizacional, atendendo a um pedido da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM, no último encontro. “Não podemos pagar um consultor, até porque a responsabilidade de gerir o conselho é de cada presidente. Mas estamos designando uma funcionária da controladoria que será responsável por coordenar todos os conselhos, auxiliar os presidentes e cobrar a participação dos conselheiros. Uma nova sala de reuniões está sendo montada na prefeitura para que as reuniões sejam centralizadas e possamos aperfeiçoar esse acompanhamento”, explica.

Atendendo a um pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, a prefeitura vai orientar a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) para que seja feita a limpeza da área central da cidade também aos sábados pela manhã, pois a última manutenção é feita às sextas-feiras de manhã, sendo que no dia seguinte o vento já trouxe muita areia e folhas para as ruas.

Surgiu a proposta de que os canteiros centrais sejam revitalizados. A ideia é fazer um projeto que demande menos manutenção, colocando no lugar da grama calçamento com vasos de flores. Estes vasos seriam adotados e mantidos pelas empresas interessadas em apoiar. O prefeito se comprometeu em buscar em breve um projeto para a revitalização.

Quanto ao acesso norte Jaison informou aos empresários que a licitação já está pronta para a colocação de divisórias no trecho da Manoel Florentino Machado. “Serão colocados divisores chamados ‘gelo baiano’, o processo está em andamento. É preciso lembrar que a via ficará mais lenta, mas mais segura. Para o acesso ao centro, vamos incentivar que as pessoas usem a Avenida 21 de Junho”, explica.

A ACIM também solicitou que o executivo interviesse junto a empresa de ônibus Santo Anjo para recolocar as linhas intermunicipais que foram canceladas recentemente. Jaison afirmou que por serem linhas entre dois municípios não tem autonomia para exigir da empresa, mas que faria o pedido  justificando a necessidade do transporte aos trabalhadores e estudantes que utilizam as linhas.

Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz