Jornada Municipal de Educação reúne mais de 90% dos professores
Após três dias de palestras técnicas e motivacionais os professores estão mais preparados para o segundo semestre letivo
A Secretaria de Educação do Governo de Imbituba realizou a primeira Jornada Municipal de Educação e o evento foi um sucesso. Mais de 90% dos docentes da Rede Pública participaram das atividades nos três dias, refletindo sobre as práticas e saberes. Entre palestras técnicas e motivacionais, além de partilha de experiências bem sucedidas nas escolas, os professores apreciaram apresentações artísticas e culturais.
Para Michela Freitas, secretária, a participação foi o ponto alto da Jornada. “Tudo foi preparado com muita antecedência e cuidado para que realmente o nosso professor pudesse ter a oportunidade de refletir e aprender. Somos formadores e nestas ocasiões precisamos mudar de lado para sermos formados. A educação está em constante atualização, as crianças mudam cada vez mais rápido, e precisamos estar muito bem preparados”, afirma.
Uma das últimas palestras foi a da professora especialista Bertila Leão, com o tema “Ansiedade por sonhos e a facilidade em sabotá-los”. Com muito bom humor, música e arrancando gargalhas da plateia, a mensagem importante foi passada. “Temos que dar o melhor de nós a cada dia, pois não sabemos quanto tempo nos resta. O professor, no começo da carreira tem muitos sonhos, vê sempre o lado bom das dificuldades do seu dia a dia. Depois de um tempo começamos a focalizar os pontos negativos e nos desgostamos de algo que tanto nos realizava, nos motivava. O que vai ficar depois que você morrer? Pense nisso e seja verdadeiro sempre”, explicou.
Inclusão
Um dos momentos mais emocionantes da jornada foi a apresentação do polo de Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Belarminda de Souza Pires, do Campestre. A apresentação de balé inclusivo, com duas crianças especiais, foi preparada para o dia da Família na Escola e mostrou que a verdadeira inclusão está na participação em todas as atividades escolares, inclusive na dança e na música.
Os bailarinos Maicon Duarte, Hayana Marcolino, Mábile Albino e Ana Isabel Tomaz encantaram e fizeram lágrimas serem derramadas por muitos professores na plateia. A coreografia, uma adaptação de Romeu e Julieta, foi ensaiada pela professora de educação física Carine Rodrigues, com o apoio do professor do AEE, Paulo Vieira, e o professor de artes, Aloísio Melo. O objetivo da AEE é estimular conhecimento e habilidades para que a criança com necessidades especiais tenha independência no seu cotidiano e se sinta integrada às atividades escolares.
Incentivo à leitura
Os projetos de incentivo à leitura que são realizados em Imbituba receberam um incentivo. Representantes da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho vieram convidar os professores para inscreverem seus cases no Prêmio RBS de Educação. “Sei que já temos alguns projetos inscritos, mas com certeza, com tantos professores aqui e esta presença tão prestigiosa da Fundação para nós, através da Cheila Zortéa, coordenadora em Santa Catarina, nosso corpo docente irá concorrer com outros projetos e garanto que temos muitas chances de ganhar”, incentiva a secretária de Educação Michela Freitas.
Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz