Recicla Paes Leme recebe premiação

Os R$ 10 mil do prêmio foram convertidos em equipamentos de segurança e material para atividades educativas

 

 

O projeto Recicla Paes Leme, premiado em 2013 como um dos 10 melhores projetos, no 8º Encontro Macro Regional de Estratégia de Saúde da Família, recebeu R$ 10 mil de premiação do Programa de Atenção Básica do Governo do Estado. Na última semana os catadores e a equipe da unidade de saúde do Paes Leme, juntamente a Secretaria de Saúde do Governo de Imbituba, se reuniram para receber os materiais adquiridos com o prêmio.


O grupo decidiu que a parte destinada aos catadores seria para aquisição de coletes de identificação para o grupo, luvas, botas de trabalho e material educativo para divulgação das ações de reciclagem. Já a unidade de saúde do bairro optou por um notebook, um datashow, um telão e uma caixa de som com microfones para atividades educativas.


O Recicla Paes Leme iniciou em agosto de 2012 e orienta cerca de 10 catadores de material reciclável da comunidade. Eles têm idade entre 40 e 55 anos. “O projeto orienta os catadores a usarem EPI, ter mais organização, tratando-os como profissionais para que eles não se sintam deslocados da sociedade. O prêmio é o reflexo da importância que este trabalho tem na comunidade”, afirma Maria Martins, Secretária de Saúde.


Com a realização do projeto comunidade tem dias específicos para a coleta de lixo reciclável dos catadores, que são todas as segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã. Assim, a comunidade orientada pela Unidade de Saúde já deixa o lixo separado, facilitando o trabalho dos catadores e ajudando o meio ambiente. A separação prévia dos materiais recicláveis com o lixo prejudica o reaproveitamento. Se o material reciclável for armazenado de forma separada, possibilita-se um maior aproveitamento.

 

 

 Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Fotos: Claudio Moreira Lima