Palestras sobre drogas mobilizam pais e filhos

Mais de 400 pessoas foram estimuladas a pensar na importância da prevenção ao uso indevido de drogas

Duas palestras sobre o efeito das drogas no organismo e na vida das pessoas foram realizadas na última semana em Imbituba, como parte da programação da Semana Nacional Antidrogas, promovida pelo Conselho Municipal Antidrogas – Comad da Secretaria de Saúde, com a parceria da Secretaria de Educação do Governo de Imbituba. Cerca de 380 alunos e 60 pais participaram dos eventos, separadamente.

O palestrante, John Kenedy Vieira, é pesquisador do comportamento de dependentes químicos há 35 anos, atualmente trabalha da Fundação de Atendimento Socioeducativo – Fase, em Porto Alegre e cursa pós-graduação em neuropsicopedagogia. Ele falou sobre o efeito das drogas no organismo humano, os resultados e consequências do uso e a abordagem do traficante para oferecer a droga.

Para a mãe de estudante, Marize Pereira de Oliveira Corrêa, a palestra esclareceu como acontece a situação de tráfico, permitindo uma maior esclarecimento do processo. “Os vídeos retrataram a impotência do Estado e a ausência de políticas públicas sobre drogas, porém o ponto central estava na família. O forte apelo foi ao retorno do amor na família, no estreitamento dos vínculos, do cultivo do amor em tempos de campos áridos, em que o problema seu é seu e não meu. Os pais foram chamados a acolher seus filhos, a viver com eles, ter relacionamento e convivência para que ele escolha pela família, pelo lar, e consiga dizer não as drogas”, comenta.

A estudante de 16 anos, Micheli Delfino Nunes, entende que as drogas são um dos maiores problemas da sociedade. “Muitos jovens caem nessa perdição e eu achei muito importante essa palestra porque o que aprendi vou passar para meus colegas, para que eles não caiam nas garras das drogas e tenham uma vida feliz, porque é muito bom viver”, afirma.

A palestra para alunos aconteceu no anfiteatro do Colégio Estadual Engº Annes Gualberto, sendo que alunos das escolas municipais de alguns bairros foram transportados pelos ônibus da Secretaria de Educação para que também tivessem a oportunidade de participar. A palestra para os pais foi realizada no Centro de Educação e Gestão em Saúde – CEGES, com o tema: “Drogas: o problema é meu, é seu, é de todos nós. Não se omita!”.

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Foto: João Batista Coelho Jr.