Diagnóstico Social será feito em Imbituba
O objetivo é ter um panorama para direcionar as políticas públicas de assistência social e habitação
A Secretaria de Assistência Social e Habitação (Seash) do Governo de Imbituba realizou na manhã desta terça-feira (17) a primeira reunião que norteará os trabalhos do Diagnóstico Social. O objetivo é fazer o levantamento de todos os dados que a secretaria tem para que eles sejam trabalhados de maneira estratégica.
Para a secretária Selma Elias Westphal é importante saber usar as informações para elencar as prioridades. “O prefeito nos pediu dados bem pontuais sobre a situação social do município. Então, como não conseguiríamos fazer estes levantamentos sozinhos, buscamos uma assessoria profissional para cruzar as informações. Não queremos ser apenas a secretaria da doação, queremos saber qual o panorama social de Imbituba e onde temos que priorizar nossas políticas sociais, olhando primeiro para as pessoas”.
A Faculdade Sinergia foi a vencedora da licitação para realizar este diagnóstico. Com os resultados a Seash, através de seus projetos que trabalham hoje de maneira separada, poderá atender as principais demandas da população da melhor maneira, criando ações em conjunto. “Não adianta oferecermos emprego se o problema é a qualificação, então precisamos saber onde investir”, explica Selma.
A assistente social Quéli Asnchau, veio a Imbituba para um primeiro contato com os profissionais da Seash. “Esta reunião é um termômetro para constatar como está o Suas (Serviço Único de Assistência Social). Na verdade já temos muitos dados, mas não há como pensar em um diagnóstico sem ouvir os trabalhadores que lidam diretamente com as pessoas atendidas. O trabalho será construído a partir da perspectiva dialógica, baseada em Paulo Freire, para construir o processo com eles a partir da própria realidade. Isso dará a base para a interpretação, pois sem ela os dados não dizem nada”, explica.
Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz