Pesquisa revela perfil do turista em Imbituba

Brasileiro que viaja em família, buscando praia e sol, é o perfil visitante de da cidade

 

O perfil do turista que visitou Imbituba na última temporada de verão foi revelado através de uma pesquisa da Fecomércio SC – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina. Foram pesquisados o perfil e a avaliação do turista sobre a cidade, demandas e gastos, além dos impactos econômicos na cidade e na hotelaria.  A cidade integrou o levantamento “Verão em Santa Catarina 2014” que também avaliou as cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul e Barra Velha.


De acordo com a pesquisa, Imbituba é um dos destinos escolhidos pela classe A, juntamente com Balneário Camboriú, sendo um grupo com renda média familiar acima R$ 7.965,00 (28,6%) ou entre R$ 3.746,00 e R$ 6.109,00 (33,9%). Em relação ao sexo dos turistas houve um equilíbrio entre homens e mulheres, sendo 54,9% do sexo feminino e 45,1% masculino. Mais de 50% têm idades variando entre os 30 e 50 anos e costuma viajar em família (86,1%).


A nacionalidade da maioria dos turistas é brasileira (91,4%) e destes, 64,3% vêm do Rio Grande do Sul (sendo majoritariamente de Porto Alegre, 42,4%) e 22,2% de Santa Catarina, tendo uma minoria de outros estados do país – São Paulo com 6,6% e Paraná com 3,6%. O perfil profissional mostrou que o turista tem carteira assinada (40,8%) e chega à cidade em carro próprio (87,6%). Praia e sol é o motivo da visita à Imbituba (97,2%) e 53,9% dos visitantes hospedam-se em pousadas, geralmente pelo período de uma semana.


Os gastos são feitos nas praias (55,6%) e no comércio do centro da cidade (42,1%), com uma média de R$ 358,00. Entre hospedagem, transporte, alimentação e lazer, o turista gastou em Imbituba R$ 2.321,92 na última temporada. Mais de 60% dos entrevistados já visitaram a cidade mais de uma vez e, como resultado da boa experiência, mais de 90% pretende voltar no próximo ano.


Nos pontos negativos foram apontados os serviços de táxi e transporte público, como a dificuldade de locomoção do turista – 96% não utilizaram o transporte público, além da falta de infraestrutura viária e serviços nas praias. Positivamente foi considerada boa a segurança pública (80%), a hospitalidade dos moradores (75%), os salva-vidas nas praias (73%) e a gastronomia (71%).


Para o prefeito Jaison Cardoso este levantamento é essencial para o planejamento da cidade no turismo. “Sabendo o perfil do nosso visitante e o que ele percebe da cidade podemos oferecer melhores opções e buscar a solução dos problemas apontados. Figurar entre cidades como Balneário Camboriú e Florianópolis em relação ao turismo de verão é um grande reconhecimento para o turismo em Imbituba”, afirma Jaison.

 

A pesquisa

 

A pesquisa foi elaborada em duas etapas: uma com turistas envolvendo aproximadamente duas mil pessoas e outra com os empresários do setor terciário, representando mais de 12 segmentos do comércio, serviços, turismo e hotelaria. Em Imbituba foram 395 entrevistados, entre os dias 3 de janeiro e 15 de fevereiro com os turistas que estavam no comércio e na rodoviária, e entre 20 e 21 de fevereiro com os empresários.


Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Foto: Divulgação