Conselho de Habitação toma posse para acompanhar SEASH

A Secretaria de Assistência Social e Habitação – SEASH tem como meta reduzir o número de famílias sem ter onde morar dentro dos próximos 3 anos.

O Conselho Municipal de Habitação, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Habitação – SEASH, tomou posse em cerimônia na Prefeitura Municipal de Imbituba, na última sexta-feira (28). Através do conselho, serão elaboradas propostas, e e ele deve acompanhar, avaliar e fiscalizar a execução do Plano Municipal de Habitação. O conselho é composto por representantes do Poder Público e da Sociedade Civil.

O prefeito Jaison Cardoso, que assinou a posse, destacou a importância dos conselhos. “Tenho colocado em prática nossos objetivos iniciais. Para cada secretaria estamos dando metas e para a SEASH temos que diminuir o número de pessoas sem residência. O trabalho é lento, mas está evoluindo. Tive a oportunidade de visitar algumas famílias que receberam o convênio de reforma e a situação é de chorar, mas agora as casas serão dignas de se viver. Os conselheiros precisam ser ativos e fazer a diferença para atingirmos os resultados esperados por essas pessoas”, explica.

Para a secretária Selma Elias Westphal a participação de cada conselheiro é essencial. “Temos um déficit habitacional muito grande e este é um passo para resolver a situação. Hoje são 700 pessoas inscritas na secretaria que não tem casa e nem terreno, mais 400 que tem terreno e não tem casa. São mais de 1000 pessoas em situação de extrema vulnerabilidade precisando do nosso apoio”, explica.

Em Imbituba estão sendo realizados programas em parceria com a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina – Cohab/SC, como o Cohab Cidadã/Reforma Habitacional, em que 21 famílias, com renda mensal entre zero e dois salários mínimos, receberam repasses de recurso a fundo perdido para a reforma de imóveis. Recentemente o Governo de Imbituba adquiriu um terreno, abaixo do valor de mercado, no bairro Nova Brasília onde serão construídas 30 casas populares através do programa Minha Casa Minha Vida.

Representantes do Poder Público:

Secretaria de Assistência Social e Habitação – SEASH: Rosinete Delfino Laurindo e Daniela Dutra Pereira, com as suplentes Francine Cardoso de Farias Melo e Alcione Freitas Manoel; Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentável – Sedurb: Hector Pacheco Siduro e o suplente Luiz Luan da Costa; Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana – Seinfra: Vilson Citadin Júnior e o suplente Mozair Freitas da Rosa.

Representantes da Sociedade Civil:

Associação de Moradores de Nova Brasília: Paulo Sérgio Martins e o suplente Laudenir de Souza; Associação de Moradores do Paes Leme: Ingrid Silva e o suplente Camilo Damazio; Associação Empresarial de Imbituba – ACIM: Jaime Pacheco Alves e o suplente Adilson Silvestre; Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL: Alexsandro Matias e o suplente Custódio Juvenal Pacheco.

Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz