Conferências Setoriais de Cultura em Imbituba

Imbituba realiza Conferências Setoriais (pré-conferências) no próximo domingo, dia 26 de maio de 2013, das 10h às 12h e das 13h às 18h45, no Colégio COOPEIMB, situado na Rua Quintino Bocaiúva, 464, Centro. Este encontro antecederá a II Conferência Municipal de Cultura de Imbituba (CMC).

A etapa municipal da 2ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) será realizada em dois momentos e terão como meta de trabalho a discussão e propostas para a Conferência Estadual de Cultura; propostas para elaboração do Plano Municipal de Cultura, além da eleição dos delegados à Conferência Estadual, que visam a construção de políticas públicas de cultura que efetivamente reconheçam e valorizem a cultura do seu povo.

Neste primeiro momento das Conferências Setoriais, os participantes irão contribuir com o diagnostico das ações culturais presentes hoje na cidade e indicar caminhos necessários às melhorias dos serviços culturais. A proposta será retomada nos trabalhos da II Conferência Municipal de Cultura de Imbituba, realizada na segunda etapa, em 9 de junho, deste ano.

Participam desta etapa os consumidores da cultura, entidades, instituições e grupos ligados ao segmento no município, toda comunidade imbitubense é convidada a participar.

Nestas pré-conferências, as atividades serão focadas no tema geral da 2ª Conferência Nacional de Cultura: “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, os grupos serão divididos pelas seguintes setoriais: Técnico-Artístico; Patrimônio Cultural; e Fomentadores de Atividades/Pesquisa.

No domingo, a programação inicia às 10h, com o credenciamento, a abertura oficial da Conferência Setorial será às 10h30. Depois os grupos seguem seus trabalhos, separados em setoriais. Após intervalo, os grupos retornam às 13h, com a discussão e elaboração da minuta do regimento interno, com o encerramento das atividades às 18h45.

As Conferências Setoriais são uma realização da Prefeitura de Imbituba, via Secretaria de Cultura, com o apoio do Fórum Permanente de Cultura de Imbituba. As inscrições para participação das pré-conferências poderão ser realizadas através do endereço eletrônico conferenciamunicipalimbituba@gmail.com, na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa e na Secretaria de Cultura, até o dia 23 de maio, quinta-feira. Visite nossa página na rede social CONFERÊNCIAS SETORIAIS DE CULTURA em Imbituba.

PROGRAMAÇÃO CONFERÊNCIAS SETORIAIS (pré-conferências)
26 de maio de 2013 (domingo), das 10h às 12h e das 13h às 19h

10h – Credenciamento
10h30 – Abertura
11h – Trabalho em grupo (setoriais)
12h – Intervalo
13h – Discussão e elaboração da minuta do regimento interno
15h30 – Intervalo
15h45 – Retoma os trabalhos anteriores
18h45 – Encerramento

Sobre a eleição do Conselho Municipal de Política Cultural

Após o encerramento das Conferências Setoriais, ocorrerá a eleição para escolher os 12 membros (6 titulares e 6 suplentes) da Sociedade Civil para compor o Conselho Municipal de Política Cultural, conforme Edital Eleição Secult.

O eleitor/candidato deverá efetuar sua inscrição no período das 10h às 12h e das 13h às 19h, do dia 26 de maio, por ocasião das Conferências Setoriais convocadas na forma da Portaria SECULT nº 01, de 19 de abril de 2013, onde estarão disponíveis as fichas de inscrição.

Os interessados em se habilitar como eleitor ou candidato deverão apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos: ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, atentando para o item que especifica se, além de eleitor, o interessado é também candidato; original e cópia do documento oficial de identificação que contenha fotografia; cópia do comprovante de endereço ou declaração que confirme sua residência e domicílio no Município de Imbituba. Os documentos deverão ser entregues a Comissão Eleitoral, no ato da inscrição, juntamente com a ficha de inscrição.

As plenárias dos três setores (Técnico-Artístico; Patrimônio Cultural; e Fomentadores de Atividades/Pesquisa) acontecerão simultaneamente, em recintos distintos. Na oportunidade os candidatos farão breve exposição sobre o seu currículo e, ainda, apresentarão seus motivos para a candidatura, no prazo de 5 minutos. Ao término da votação, será lavrada ata com informações eleitorais.

Fonte: Valéria Rodrigues, Secretária de Cultura da Prefeitura de Imbituba (48 3255.4715 – 8848.0706)