Demutran modifica centro da cidade

Após uma série de reuniões com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a administração municipal, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), junto à empresa especializada, iniciou uma série de alterações no centro da cidade referente à acessibilidade de pedestres, áreas de carga e descarga, vagas para deficientes físicos e idosos, entre outras modificações.

Para adequar o trânsito do município ao projeto de urbanização do centro, foram regulamentadas novas faixas de pedestres nas ruas centrais, eliminando assim os retornos entre as quadras das ruas do centro. “Com esta mudança, os veículos passarão a efetuar retorno apenas nas rótulas”, explica Carlos Fernando Demétrio, diretor do Demutran.

Também serão criadas e regulamentadas duas grandes áreas de carga e descarga para atender as necessidades de lojistas, fornecedores e condutores em geral. Os espaços serão em frente a antiga empresa Icisa e ao lado do supermercado Althoff, ambas em área de domínio público. Também será criada uma vaga de carga e descarga em frente a loja Adelino, na Avenida Santa Catarina para atender lojistas daquela área do centro.

Os horários de carga e descarga também sofrerão alterações. “Com as mudanças, o horário de carga e descarga passara a ser até as 09h00min, lembrando que hoje este horário é regulamentado apenas até as 08h00”, salienta Demétrio.

Outra adequação se refere às vagas para deficiente físico e idoso. Além da regulamentação através de sinalização vertical, terá também a sinalização horizontal conforme as resoluções 303 e 304 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). “Acompanhando todas estas mudanças, serão refeitas as demarcações de vagas da área azul das ruas do centro da cidade”, cita o Diretor de Trânsito.

Segundo ainda o diretor de Trânsito de Imbituba, Carlos Fernando Demétrio, as mudanças se darão de forma gradativa e são necessárias para garantir a fluidez do trânsito e segurança de pedestres e condutores, além de atender as normas e resoluções tanto do Contran quanto do Código de Trânsito Brasileiro.