Autoridades e crianças visitam 16º Rodeio 13 Guapos
Em busca demanter viva as tradições gaúchas em outras terras, a patronagem do 16º RodeioCrioulo 13 Guapos, iniciou nesta sexta feira, dia 01, mais uma edição do evento,com a promoção do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), no bairro do Sambaqui. Oevento, além de festivo, tem o lado cultural. As escolas Basileu José da Silva(Vila Nova) e Joaquim Ramos (Paes Leme), vieram ao local para aprender um poucomais sobre a cultura gaúcha.
O estudante da5ª série, Marcos Arceno, 11 anos, disse estar muito feliz em participar dorodeio e aprender um pouco mais sobre as tradições gaúchas. “É muito legal teruma atividade diferente assim”.
O coordenador geraldo evento e vice-diretor Campeiro do estado, Augusto Francisco BarcelosRibeiro, explicou às crianças que há uma grande diferença entre o gaúcho e orio grandense. “O gaúcho é aquele que cultua todas as tradições do Rio Grandedo Sul. Por isso, independente do lugar onde nasceu, se ele cumpre astradições, pode se considerar um dos nossos. Já o rio grandense, simplesmentenasceu lá, mas não se adequou à cultura”, afirma.
Tradicionalistae um dos organizadores da festa, Zequinha Pereira fez diversas menções honrosasaos participantes, colaboradores do rodeio e ao
O prefeitoJosé Roberto Martins destacou o empenho da organização em realizar, a cada anoeste acontecimento “Agradeço toda a patronagem e ao público em geral em manterviva esta tradição. Tudo isso é graças ao trabalho de vocês”.
A estimativade público é de 10 mil pessoas por dia. A abertura oficial será no domingo apartir das 10:00h, com missa às 10:30h.
Entre outrasautoridades presentes na abertura estava o Comandante da Guarnição Especial daPolícia Militar,