Merendeiras são homenageadas em Imbituba

Imbituba escolheu uma data para lembrar de figuras importantes na educação do município. Muitas mães imbitubenses confiam que estas mulheres alimentem os filhos na escola. O Dia da Merendeira é comemorado em 3 de abril, mas em virtude do feriado de Páscoa, a comemoração foi adiada para hoje. Neste dia 11, no Paes Leme Esporte Clube (Plec), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) preparou um evento exclusivo para homenagear quem cuida com zelo da alimentação nas escolas, as merendeiras e serventes.
A secretária Leda Susana da Silva Gonçalves Pamato de Souza falou que o objetivo maior é atender bem as crianças e proporcionar melhorias em todas as áreas educacionais. “Tenho filhos e sei o que é ter a confiança de que eles estão em boas mãos. Vocês são qualificadas para este serviço, eu tenho orgulho de todas”.
A Assessora de Nutrição Tatiane Machado salientou que a festa também busca motivar as profissionais desta área tão importante na Educação. “Organizamos para todas, programação singular com palestra motivacional, teatro com o Kiki da “Cia Desmontagem Cênica”, música ao vivo, sorteio de brindes e coquetel. Elas merecem”.
Uma palestra também foi ministrada por Tadeu Comerlatto, ex-prefeito de Videira, diretor do Grupo Cooperfil e consultor político. “Todos os dias vocês merendeiras fazem uma boa ação sem perceber, pois ela é automática. Alimentam crianças que muitas vezes não tem o que comer em casa”, lembra.
Na ocasião, o representante do prefeito José Roberto Martins, secretário de Articulação Política Cadir Carbeloto Cargnin, também deixou uma mensagem positiva. “Espero que os membros de famílias não se desliguem uns dos outros, pois só assim a educação pode ser completa. As tecnologias têm feito muitas coisas importantes, a exemplo do contato pessoal, perderem o espaço”.
A merendeira com 17 anos de profissão, Diná Soares Silvano, que atualmente trabalha no Centro Municipal de Educação Infantil Marilene Floriano Polachini (Vila Alvorada) disse comemorar este dia todos os anos. “Não posso deixar de participar deste evento. Sinto-me realizada com o trabalho com crianças e em cozinhar para elas”.
Em Imbituba, há uma área específica que se preocupa com a alimentação das crianças de escolas municipais, o Setor de Alimentação Escolar, comandado pela nutricionista Olga Isabel de Luca.