Secretaria da Agricultura vistoria obras no Centro de Concentração para Exportação de Bovinos Vivos

Nesta terça- feira (10), a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca com Comitiva Italiana que representa a União de Importadores e Exportadores de Carnes e Derivados da Itália (Uniceb), visitaram o Estabelecimento de Pré-Embarque do Centro de Concentração e Adaptação para Exportação de Bovinos Vivos (EPE) em Imbituba.Foram recepcionados pelo Secretário de Agricultura e Pesca Evaldo de Souza e pelo vereador Elisio Sgrott.

 

A EPE está localizada próximo ao Porto de Imbituba em uma área de 33 hectares cedida pela Secretaria da Agricultura para o empreendimento e destina-se à exportação de terneiros de raça de corte entre 6 e 10 meses de idade. Segundo o secretário Adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, a exportação de bovinos de corte vivos para a União Européia é importante para aumentar o mercado e preço do gado e com isso estimular o aumento da produção catarinense tanto em qualidade quanto em quantidade. “A exportação de bovinos vivos de Santa Catarina para União Européia é conseqüência da excelência sanitária do rebanho catarinense e resultará em aumento de renda para os produtores”, explica Spies. “O início do primeiro embarque de bovinos está previsto para o começo de maio”, complementa.

 

A EPE é o primeiro estabelecimento de pré-embarque no Estado e foi projetada dentro das normas ambientais, padrões sanitários e bem estar animal. O espaço contém 12 mangueiras de 70×50 para abrigar os animais com estrutura completa de comedores e bebedouros, além de estrutura de embarque e desembarque e centro de manejo, armazenagem de alimentos, reservatório de água e sistema de tratamento de resíduos.

 

Segundo o Engenheiro Agrônomo Elísio Sgrott,a mandioca poderá ser a base de alimentação desidratada e peletizada,para adaptação alimentar dos animais durante o período de quarentena,bem como durante o transporte de navio entre Imbituba e a Itália. A Epagri,através da Estação de Pesquisa de Urussanga vai desenvolver esta tecnologia alimentar,sendo excelente alternativa para os produtores de mandioca de Imbituba e região sul catarinense.

 

O Prefeito Beto Martins,que estava com o Governador do Estado Raimundo Colombo,fez contato por telefone com o Secretário de Estado da Agricultura e Pesca em exercício Airton Spies,e com a Comitiva Italiana Senhores Fúlvio e Carlo,colaborando sempre para o sucesso do empreendimento que gera oportunidades de renda e postos de trabalho para Imbitubenses e Catarinenses. 

 

De acordo com o diretor de Defesa Sanitária da Secretaria, Roni Barbosa, a Cidasc vai acompanhar a execução dos procedimentos sanitários sugeridos pelas autoridades sanitárias dos países importadores.

 

Em maio de 2010, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, João Rodrigues, esteve em Roma para assinar acordo com a União de Importadores e Exportadores de Carnes e Derivados da Itália (Uniceb) para exportação de terneiros vivos de Santa Catarina para União Européia. Na oportunidade, o secretário fez a entrega oficial do termo de cessão e uso de terreno em Imbituba para implantação de um Centro de Concentração Animal e Adaptação de Bovinos para Exportação.