Secretaria de Educação promove palestra sobre inclusão

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, através da Coordenação de Educação Especial realizou para todos os professores da Rede Municipal de Ensino, nesta terça feira (23), no Imbituba Atlético Clube, uma palestra ministrada pela Doutoranda em Educação e professora da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis Rosângela Machado com o tema: “A Escola Aprendendo com as Diferenças”.

Abrindo o evento, a Secretária de Educação Leda Susana Pamato de Souza relatou a importância em se obter mais conhecimentos sobre o assunto. “O aperfeiçoamento nessas questões devem ser aprofundados sempre que necessário para que possamos capacitar nossos professores para uma escola inclusiva de qualidade”, ressalta.

Durante a explanação a palestrante comparou a multiplicidade relacionada a deficiência com a vida cotidiana de cada ser humano. “Em nossas vidas o que fui ontem é diferente do que sou hoje e serei amanhã, da mesma forma devemos tratar as questões de inclusão, buscar o conhecimento, o encontro para assim se libertar das questões textuais”, destacou.

Rosângela explica que a síndrome de Down como a hiperatividade não difere uma criança porque a criança não se limita a sua síndrome. A escola, em seu processo de inclusão, segundo Rosângela, deve conhecer as diferenças, não contextualizadas, mas sim através do encontro, só assim terá condições de perceber que não se pode exigir os mesmos resultados.