Equipe da SEDURB realiza coletas de água para análise ambiental

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (SEDURB) coletou amostras de água em 12 pontos distintos no território de Imbituba para analisar a possibilidade de poluição dos diferentes corpos hídricos.

O Chefe do Departamento de Saneamento da SEDURB, o engenheiro José Francisconi, relata que os resultados das análises irão subsidiar o Plano de Saneamento Básico Participativo de Imbituba (PSBPI) que está em fase de construção. “Nosso principal objetivo é identificar a situação dos corpos hídricos em relação ao despejo inadequado de esgotos domésticos”, destaca.

Ela explica ainda que há algumas residências que colocam seus esgotos diretamente nas redes de drenagem de água de chuva, o que causa um enorme impacto negativo no ambiente onde é lançado, principalmente na saúde das pessoas. “Precisamos do apoio da sociedade na fiscalização das residências que fazem isso”, completa Francisconi.

Foram coletadas amostras da Lagoa do Mirim, nas comunidades de Ponta Rasa, Guaíuba, Porto da Vila e Mirim; na Barra da Vila Nova; no córrego da Vila Santo Antônio, em frente ao Posto de Saúde e na escola da comunidade; Na saída da estação de tratamento de água – ETA na Nova Brasília; nas Lagoas Doce e Salgada na Praia do Rosa; no perímetro da Lagoa da Usina (Bomba) no Paes Leme; e drenagem, próxima ao condomínio Rimsa em Vila Nova, ao Praia Club, no centro e no Porto de Imbituba, que é lançada na Praia da Vila.

Os resultados estarão prontos na próxima terça feira e serão divulgados no site da PMI e farão parte do PSBPI.