Votorantin Cimentos apresenta o projeto da fábrica a ser instalada no Município

A empresa Votorantin Cimentos que irá investir cerca de R$ 90 milhões em Imbituba na construção de moagem de cimento, participou nesta terça-feira (17), de uma audiência pública na Câmara de Vereadores onde pôde apresentar o projeto de instalação da mesma no Município.

Um grande público que lotou a Câmara, teve a oportunidade de fazer perguntas aos representantes da empresa que foram questionados principalmente sobre o impacto ambiental. A Gerente de Meio Ambiente da Votorantin, Patrícia Montinegro, garantiu aos presentes que todo o estudo ambiental para a instalação da empresa foi realizado, e que, não haverá prejuízos para a cidade, visto que, a fábrica possui os cuidados necessários para que não haja qualquer vazamento do produto, este que será armazenado em silos. A gerente do Meio Ambiente enfatizou ainda que o produto não é nocivo à saúde humana.

Na explanação da empresa feita pelo Diretor de Logística, Fred Fernandes, foi enfatizado que a Votorantin, que está entre os dez maiores players globais de cimento, concreto e agregados, mantém em seus projetos industriais medidas de redução de emissões de CO2, programas de preservação ambiental e ações voltadas para o desenvolvimento sócio-econômico das comunidades onde está inserida. “Onde a Votorantin se instala é para permanecer e ser parceira da comunidade, conviver de forma harmônica e eficaz”, ressaltou.

Para dar maior transparência a instalação da empresa, ficou encaminhada na audiência, a formação de uma comissão que terá representantes da sociedade civil, poder executivo e legislativo que irão acompanhar o projeto da fábrica.

Na fase da construção de moagem a Votorantin irá gerar cerca de 300 empregos e a partir da operação, 180 oportunidades de trabalho. Além de Imbituba, a Votorantin Cimentos também contempla uma fábrica em Vidal Ramos. As novas unidades terão juntas capacidade de produção de 2 milhões de toneladas por ano e estarão em operação a partir de meados de 2011.

A audiência foi conduzida pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Christiano Lopes e contou com a presença do Prefeito Beto Martins.