Corpo de Bombeiros de Imbituba apresenta Sistema de Comando de Operações

A 2ª companhia do 8° batalhão do Corpo de Bombeiros de Imbituba apresentou nesta quarta feira (12) às autoridades e empresários do município um mini curso sobre os Sistemas de Comando de Operações (SCO) que visa destacar as ameaças decorrentes das catástrofes seguidas de fenômenos naturais e assim poder observar o grau de vulnerabilidade e também a capacidade de combater os problemas que procederam, além estabilizar uma situação crítica e proteger vidas, propriedades e o meio ambiente.

O mini curso foi ministrado pelo Tenente Coronel Marcos de Oliveira, que destacou os problemas decorrentes das catástrofes e também quais os procedimentos que possivelmente poderão ser seguidos. “Primeiro devemos trabalhar na prevenção de possíveis desastres, logo o preparo para as possíveis emergências e após, a resposta a estes desastres, que pode ser vista como a reconstrução”, afirma o Tenente Oliveira,

Durante o curso o Tenente lembrou ainda sobre a participação colaborativa de todos. “É indispensável que as pessoas compreendam que também são responsáveis por sua própria segurança”, ressalta.

O Capitão do corpo de Bombeiros de Imbituba Marco Aurélio Barcelos destacou a importância da implantação deste sistema em Imbituba. “É importante integrar o sistema dentro da cidade de Imbituba para que haja um planejamento de ações e assim promover uma resolução das catástrofes de forma organizada e eficiente”.

Presente no evento o Prefeito Beto Martins destacou que “nos dois últimos anos, em nossa cidade passamos por decorrentes períodos de catástrofes, então é de grande valia a implantação deste sistema, para promover o benefício da cidade em um âmbito geral”, conclui.