Secretaria de Agricultura e EPAGRE realizam mais um reunião do DTS

   A equipe da Secretaria de Agricultura e Pesca (SEAP) reuniu-se nesta quarta feira (14) no Portal da Vila, com representantes da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), entidades governamentais e não governamentais para discutirem situações conflitantes relacionadas a agricultura e a pesca na região Centro Sul através do Projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS).

De acordo com Sergio Pinheiro Coordenador do Projeto e representante da EPAGRI de Florianópolis, as reuniões abrangem os Centros Sul envolvendo as cidades de Paulo Lopes, Imbituba e Garopaba e Centro Norte, Porto Belo, Bombinhas, Itapema e Balneário Camboriú. “Nosso objetivo e fazer com que haja sim um crescimento, na área turística, econômica e social, mas que esse fortalecimento seja consolidado, valorizando a identidade local, trabalhando a comunidade da forma como foi iniciada”, explica.

Sérgio destaca a importância da união dos setores nesse processo de desenvolvimento de se manter a identidade cultural preservada. “Ainda estamos engatinhando mas temos total convicção de que unidos podemos valorizar nossas raízes”, garante.

O Secretário de Agricultura e Pesca Evaldo de Souza ressalta a importância se de ativar as origens em localidades em que muitas histórias são ouvidas como a do engenho de farinha, da caça e preservação das baleias e a preservação do tão valorizado camarão da lagoa de Ibiraquera. “Através de um plano de ação consolidado voltado a cultivar as origens, o projeto veio contribuir e não deixar apagar as histórias que fazem parte de cada território”, informa.

O projeto Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS) na Zona Costeira de Santa Catarina é uma iniciativa da EPAGRE em parceria com o Ministério da Pesca e Agricultura (MPA), do Centro Latino Americano para o Desenvolvimento (RIMISP) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e conta com apoio de várias entidades governamentais e da sociedade civil organizada.

A próxima reunião de trabalho será na cidade de Paulo Lopes no dia 29 de abril. Mas informações podem ser obtidas nos escritórios municipais da Epagri na região e com a coordenação do projeto através do Engº Agrônomo Sergio Pinheiro, pesquisador da Epagre/Gerência de Planejamento e Articulação Técnica pelo e-mail pinheiro@epagri.sc.gov.br.