Alunos apresentam espetáculo sobre boi de mamão através do Procult
Um projeto de resgate da história e da cultura catarinense, em especial o boi de mamão. Proposto pela atriz e professora de Artes Cênicas Alessandra Santos, o “Memórias de um Boi” faz uma releitura da tradição folclórica a fim de incentivar as crianças, jovens e adolescentes do município a disseminarem a história através da arte.
O trabalho, viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Imbituba – Procult, trouxe para alunos do colégio Coopeimb e do grupo de teatro da Escola de Ensino Médio Engenheiro Annes Gualberto a vivência das brincadeiras do boi na região, incluindo pesquisas e palestras. O resultado será apresentado em um espetáculo cultural neste domingo (4), no Teatro Usina.
“A apresentação será uma mistura do folclore tradicional, das brincadeiras e personagens do boi de mamão, mas contada de uma maneira bem atual. A ideia é entrelaçar a nossa história com a realidade dos jovens. Os alunos se dedicaram bastante e produziram esse espetáculo envolvendo teatro e música”, conta a professora Alessandra Santos.
Para a montagem do teatro, os alunos também contaram com a ajuda de artistas, músicos e professores de Imbituba, como o artista Bernardo Saíbe e o violinista Ivan Soares. A apresentação tem classificação livre e a entrada é gratuita, a partir das 20h. Os ingressos serão distribuídos no local, cerca de 30 minutos antes do espetáculo.
O projeto “Memórias de um Boi” tem o apoio do Governo de Imbituba, SC Par Porto de Imbituba, Cia Desmontagem Cênica e Espaço Amar Yoga.
Sobre o Procult
O Procult é um projeto de incentivo às iniciativas artísticas, realizado pela Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setec) do Governo de Imbituba, através da Superintendência de Cultura (Secult) e do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC.
Seu objetivo é viabilizar projetos de interesse cultural no município, mediante incentivo fiscal, por meio da renúncia fiscal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS e/ou Imposto Predial e Território Urbano – IPTU. Quem abraça o Procult direciona parte do dinheiro que seria pago em impostos ao município para a realização destes projetos e ainda tem sua marca divulgada como apoiador.