Diversidade cultural e diálogo marcaram Festival no Teatro Usina

Mais de trinta atrações fizeram parte da programação do IV Festival Cultural no Teatro Usina, realizado na última semana, em Imbituba. O evento reuniu artistas e produtores culturais de toda a região, integrando música, teatro, dança, literatura e educação ambiental em um único espaço.

O projeto idealizado pelo Coletivo Intervenção Cultural – Ponto de Cultura busca fortalecer e valorizar a identidade cultural da região, promovendo o diálogo e a democratização do acesso aos bens culturais.

Foram três dias de vivências com a participação de diversos artistas, educadores, entidades e grupos de dança e teatro. Os jovens da Cia de Teatro Vanguarda deixaram sua marca com o espetáculo “Dom Casmurro”.

Além do grande número de peças teatrais, neste ano o festival trouxe novidades como a oficina de tecidos acrobáticos e a batalha de rimas em parceria com a Cufa – Central Única das Favelas de Laguna. “Recebemos tantos e-mails de interessados em participar que decidimos ampliar a programação, para trazer a maior diversidade cultural para a nossa cidade. A ideia desse projeto é provocar a criatividade, promover um ambiente de encontro e estimular a arte que está dentro de cada um”, explica Alessandra Santos, integrante do Coletivo Intervenção Cultural.

Evento traz oportunidade e reconhecimento
O festival nasceu com a intenção de potencializar e difundir a produção artística da região, e hoje traz a oportunidade para que os produtores da cultura popular mostrem o seu trabalho. Os adolescentes do grupo MoveMent, de Imbituba, fizeram os participantes se mexerem com a oficina de dança de rua.

O professor Douglas Vieira é o idealizador do projeto, que leva as danças urbanas de forma gratuita para dentro da comunidade, no bairro Vila Nova Alvorada (Divinéia). “Tudo o que fazemos é movido pelo amor. Queremos dar aos nossos adolescentes uma forma de se expressar, dar motivos para acreditarem nos seus sonhos e num futuro melhor. É onde eles ocupam a cabeça, cultivam amizades saudáveis e desenvolvem o seu potencial artístico” comenta.

A oficina de grafite com o artista Bernardo Saíbe e a apresentação de boi de mamão com as crianças da Escola Básica Justina Conceição Silva, do bairro Ibiraquera, também ganharam destaque na programação. “Vendo as atividades acontecendo, as crianças se preparando para as apresentações e o sorriso de quem passa por aqui, só posso dizer que é um sonho realizado. É um orgulho enorme ver essa nossa luta ser colocada em prática”, comemora Alessandra.

A Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa trouxe ao festival um espaço literário, com diversos livros do acervo para relaxar entre as atrações e disponíveis para empréstimo.

Projeto é incentivado pelo município
O IV Festival Cultural no Teatro Usina é um projeto incentivado pelo Procult – Programa de Incentivo à Cultura do Governo de Imbituba e tem o apoio da SCPar Porto de Imbituba e a parceria da Rádio Bandeirantes, Cia Desmontagem Cênica, Encantados Contadores de História e Colégio Coopeimb.

Texto e fotos: Lorraine Amorim Corrêa