Programa de Combate à Dengue intensifica ações na temporada de verão

Equipe realiza mobilização com atividades educativas nas escolas, blitz e orientações para evitar focos na cidade.

No verão os cuidados contra o mosquito da dengue devem ser redobrados. A Secretaria Municipal de Saúde de Imbituba, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, já realiza ações de conscientização e orientação por toda a cidade.

Durante a semana, marcada pelo combate nacional ao mosquito vetor da dengue e das febres Chikungunya e Zika vírus, a equipe do Programa de Combate à Dengue realizou visitas às escolas municipais e estaduais para mobilizar os alunos pela prevenção. A ação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação reforçou aos estudantes a importância de fiscalizarem suas próprias casas, evitando o acúmulo de água em potenciais criadouros e tomando alguns cuidados de proteção.

Nesta sexta-feira (18), os motoristas foram abordados em uma blitz educativa no Centro da cidade, e receberam materiais com dicas simples para evitar a proliferação do mosquito.

Segundo o coordenador do programa, Rafael Mello, desde o início do ano foram registrados três focos de Aedes aegypti no município, 15 casos suspeitos de dengue e seis de Chikungunya. Apenas dois foram confirmados, mas o alerta é necessário. “Essa situação se agrava na temporada de verão. Com o aumento da temperatura e das chuvas, o vetor do mosquito se desenvolve em maior quantidade. Por isso intensificamos as ações de prevenção em toda a cidade”, explica.

A equipe de combate à dengue continuará com atividades durante todo o verão, com placas educativas nas entradas da cidade e outros pontos estratégicos, informativos nas rádios e entrega de folders, além de abordagens em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde. “Precisamos atingir o maior número de pessoas, para que informem também aos turistas como combater o mosquito. É importante que todos tenham essa consciência, para não dar margem a novos casos”, lembra a secretária de Saúde, Maria Martins.

O que fazer para evitar o Aedes aegypti:

De acordo com o coordenador Rafael Mello, um dos cuidados principais e que muitos esquecem é a limpeza de piscinas e a manutenção de caixas d’água. “É preciso limpar a piscina uma vez por semana e deixar a caixa bem vedada para garantir que não haja nenhuma abertura. É uma coisa simples, mas muita gente acaba não fazendo”, afirma.

Outro alerta é para o armazenamento de pneus em borracharias. A ideia da Vigilância em Saúde é providenciar um ecoponto para o depósito de pneus e lixo eletrônico, além de realizar a coleta periódica para dar a destinação adequada. É importante não acumular os materiais, pois isso permite a proliferação do mosquito. Veja outras formas de prevenção:

• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
• Mantenha lixeiras tampadas;
• Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
• Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
• Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;
• Mantenha ralos fechados e desentupidos;
• Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
• Retire a água acumulada em lajes;
• Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
• Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
• Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue;

Caso apresente sintomas de dengue, chikungunya ou zika vírus, procure uma unidade de saúde para atendimento. Denuncie a existência de possíveis focos do Aedes aegypti ao Programa de Combate à Dengue de Imbituba pelo telefone: 3255-2046.