Programa Vem Ser promove empoderamento de crianças e adolescentes

São realizadas oficinas socioeducativas como dança, atletismo e artes marciais. Atividades ocorrem no contra turno escolar e contam com mais de 100 atendimentos.

Uma maneira de prevenir a violação de direitos e resgatar a autoestima das crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. O Programa Vem Ser do Governo de Imbituba tem apenas dois anos e já está obtendo bons resultados em todo o município.

Realizado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda – Seast, em parceria com o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Votorantim Cimentos, o programa oferece diversas atividades no contra turno escolar de maneira gratuita.

Na última semana, o programa realizou um encontro com representantes da gestão municipal e da incentivadora Votorantim para compartilhar seus resultados ao longo do ano. O que começou com 35 atendimentos em 2014 hoje conta com mais de 100 crianças e adolescentes participando das oficinas de dança, artes marciais, artesanato, xadrez e atletismo.

“O nosso objetivo é impactar a vida desses jovens através do esporte e da arte. Queremos motivá-los a modificar a própria realidade e empoderar as famílias para reverter ou prevenir as situações de conflito”, explica a gerente do projeto, Marivone Mendonça.

O programa atende crianças e adolescentes em conflito com a lei ou que sofreram algum tipo de violação de direitos, e oferece também um curso de corte e costura para familiares e mulheres da comunidade, buscando gerar renda e fortalecer os vínculos entre os jovens e as famílias. O Vem Ser é um dos primeiros programas do município a realizar terapia psicológica individual. “A iniciativa ainda é nova, mas já percebemos mudanças, conseguimos diminuir a evasão escolar e auxiliar alguns jovens com dificuldades de aprendizagem, por exemplo. Normalmente eles não querem parar com as aulas”, comenta Marivone.

Durante a apresentação dos resultados, a equipe do programa destacou o investimento dos apoiadores na sistematização do atendimento, qualificando o serviço e gerando relatórios de desempenho. A casa também venceu uma gincana lançada pela Votorantim e ganhou a reestruturação do espaço. “A equipe do Vem Ser tem um trabalho muito nobre, que é lidar com a violação de direitos, e tem feito isso com maestria. A receita para esse sucesso é muito amor e dedicação. Estamos felizes por poder ajudá-los a chegar mais longe”, afirma o gerente da unidade de Imbituba, Daniel Gomes.

Através do Fundo para a Infância e Adolescência, a empresa direciona parte dos seus impostos para projetos sociais do município. Graças ao trabalho em conjunto com o Governo, o projeto já trabalha a ideia de oferecer oficina de música e criar um evento itinerante. “Estamos abrindo o leque para que outras empresas se interessem em ajudar nossos projetos sociais. Graças a esse monitoramento aprendemos a captar recursos e mais, a aplicá-los da forma correta. Prova disso é a baixa reincidência dos nossos atendimentos em conflitos”, ressalta a secretária interina da Seast, Viviane Marques Bezerra.

O Programa Vem Ser atende prioritariamente crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, mas disponibiliza 10 vagas para a comunidade em geral. Mais informações no telefone: (48) 3255-5136.