Palestra sobre saneamento ecológico fecha a Semana Municipal do Meio Ambiente

O Deputado Estadual Marcos José Abreu, o Marquito, esteve em Imbituba na noite da última quarta-feira (14). O parlamentar, que também é ambientalista, fez a palestra de encerramento da Semana Municipal do Meio Ambiente.

Durante 40 minutos, Marquito falou sobre saneamento ecológico para um público que lotou as arquibancadas do Teatro Usina, no Centro de Imbituba. Estiveram presentes no evento, o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Marcelo Pinho Maciel, e o Presidente do erviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Gilnei Cardoso.

“Durante a minha trajetória como vereador na Câmara Municipal de Florianópolis, a gente construiu algumas legislações muito avançadas do ponto de vista ambiental, especialmente a lei da compostagem, que é um dos quatro eixos do saneamento básico. Cabe ressaltar que o saneamento está ligado ao esgotamento sanitário, aos resíduos sólidos, ao abastecimento de água e a”, disse o parlamentar durante a palestra.

Marquito, que é engenheiro agrônomo de formação, foi vereador em Florianópolis durante seis anos. Na Assembleia Legislativa, atua no debate voltado a ecologia e a justiça social.

“As áreas de ocupação irregular, consideradas mais empobrecidas e onde a massa de trabalhadores acaba sendo colocada, é, também, onde falta mais saneamento básico e de condições de abastecimento de água e esgoto. Então, a gente tem um conceito muito interessante hoje, que trata a natureza como um sujeito de direitos. Nós aprovamos uma Lei Orgânica no município de Florianópolis, que instituiu um artigo que trata a natureza como um sujeito de direitos e que, inclusive, já foi usado em uma Ação Civil Pública pelo Ministério Público Federal para a questão da contaminação na Lagoa da Conceição por conta um equipamento de esgotamento sanitário”, relatou Marquito durante a palestra.

Após a palestra, que percorreu outros assuntos relacionados ao saneamento ecológico, houve um debate com a plateia. O evento de encerramento a semana de conscientização ambiental foi organizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com o apoio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).

Entre os dias 05 e 14 de junho, a SEMA montou uma programação variada para comemorar a semana de conscientização.

Além da limpeza nas praias (Vila e Porto), que recolheu da orla dezenas de sacos de lixo cheios de papéis, vidros, plásticos, bitucas de cigarro e materiais de pesca abandonados, houve palestra sobre as Baleias, exposição com animais taxidermizados, blitz ecológica com o apoio da Polícia Militar Ambiental e distribuição de, aproximadamente, 800 mudas de plantas nativas.

A Semana Municipal do Meio Ambiente também faz parte do mês de aniversário de 65 anos de emancipação político administrativa de Imbituba. O aniversário da cidade é comemorado no dia 21 de junho.