Para atendimento prioritário: Central do Cidadão faz horário extra para a confecção da nova Carteira de Identidade
O Espaço Cidadão está com horário extra para “atendimento prioritário” relacionado a emissão de Carteiras de Identidade (CI).
É considerado atendimento prioritário: portadores de deficiência física, idosos com idade igual ou superior a 65 anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo.
Além do horário normal de atendimento, que é das 13 às 19 horas, todas as quartas-feiras pela manhã o setor abrirá as portas das 08h30 às 11h30.
Segundo João Miguel Nolasco, Superintendente do Espaço Cidadão, há uma grande demanda pata a emissão de Carteiras de Identidade.
“A nova Carteira de Identidade Digital foi muito divulgada e isso levou muita gente a procurar pela renovação do documento. Além disso, o novo documento de identificação é necessário para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, destacou João Nolasco.
Ariane Rebelo, supervisora administrativa do setor, ressaltou que o novo horário, inicialmente às quartas-feiras pela manhã, passará por um período de teste. Caso haja demanda, a expansão do horário-extra poderá ocorrer.
“Estamos remanejando os servidores do setor, para que possamos atender melhor a população”, destacou Ariane Rebelo.
Mais informações podem ser obtidas através do número, (48) 3355-8100, ramal 8126.
Os documentos necessários para a emissão da nova CI:
- Uma foto 3×4 – Foto com fundo branco. Não será aceita foto com fundo de outra cor ou com manchas. É proibida a foto com camiseta branca ou camiseta regata.
- Certidão de nascimento original, atualizada, com selo digital do Cartório ou QR Code (para pessoas que nunca foram casadas).
- Certidão de casamento original, com selo digital do cartório ou QR Code. Em caso de separação, divórcio e viuvez, é necessário apresentar a certidão com a devida averbação.
- Número do CPF obrigatório. Caso a pessoa não tenha, será necessário ir aos Correios para a realização. Após 48 horas, é possível dar entrada no documento de identidade.
- As pessoas que alteraram o sobrenome após o casamento precisam ir aos Correios para a alteração no CPF. Em seguida, é necessário ir a Receita Federal (prédio do Ministério da Fazenda, no Centro) para solicitar a confirmação. Após a confirmação, é necessário aguardar 48 horas para a entrada no documento de identidade.