70% dos moradores de Imbituba já participaram da pesquisa socioeconômica

A pesquisa socioeconômica, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do Censo 2022, já alcançou 70% da população de Imbituba.

Desde agosto deste ano, quando o trabalho foi iniciado, os recenseadores estão percorrendo os bairros da cidade na busca das informações que definirão as políticas públicas e a tomada de decisões, parte do governo e da iniciativa privada, para os próximos anos.

Segundo o Agente Censitário Municipal de Imbituba, Guilherme Espezim Leal, desde o início do trabalho, há uma dificuldade para reunir recenseadores. Em virtude disso, o prazo para a conclusão da pesquisa foi prorrogado até dezembro deste ano.

“A dificuldade em conseguir pessoal é constante. Quem estiver buscando uma oportunidade de renda extra, basta solicitar em nosso WhatsApp (48 99812-2724) o formulário de inscrição que chamaremos para treinamento e trabalhar no Censo”, disse Guilherme Espezim Leal, Agente Censitário Municipal de Imbituba.

O trabalho dos recenseadores é remunerado por produção. Ees recebem o pagamento à medida que concluem cada setor censitário. Em geral, cada área tem cerca de 300 domicílios. Imbituba conta hoje com 22 recenseadores em atividade.

“Todos estão uniformizados com colete e crachá de identificação. No crachá constam, a foto do recenseador, o nome, o número do documento e a matrícula”, alertou Guilherme Leal.

É importante ressaltar que o Censo Demográfico é o principal instrumento para o retrato das realidades do Brasil. Além de um dever cívico, é uma obrigação a participação dos cidadãos, segundo a Lei nº 5.534/1968.