Encerramento anual de projeto de leitura reúne alunos do município no Teatro Usina

Na última segunda-feira (07), ocorreu em Imbituba o evento “Culminância do Projeto Anita Garibaldi”, no Teatro Usina. A ação encerrou as atividades de um projeto de leitura que ganhou reconhecimento em 2022.

O projeto, “Anita Garibaldi, desenvolvendo o hábito de leitura por meio do resgate histórico da figura feminina”, das professoras, Karen Gomes Vogel e Fabiana de Souza, foi um dos cinco finalistas da “Mostra Virtual de Leitura, Teoria e Prática”, vinculada ao III SELE, que reconhece as ações desenvolvidas em sala de aula.

O planejamento, aplicado nas turmas de 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Terezinha Pinho de Souza, do bairro Arroio, despertou o hábito da leitura nos alunos da instituição.

Os professores utilizaram as histórias de Anita Garibaldi, a Heroína dos Dois Mundos, para estimular o interesse dos estudantes e, ao mesmo tempo, resgatar a cultura catarinense.

Ao longo do ano, os estudantes tiveram contato com diferentes textos relacionados a temática.

Para potencializar as práticas, foram desenvolvidos estudos e atividades interdisciplinares nas aulas de língua portuguesa, artes, história, geografia e ensino religioso.

O projeto também buscou a interação (lúdica e artística) das famílias dos alunos, através da proposta “Mala de Garupa de Anita Garibaldi”.

Nessa proposta, as crianças levavam para a casa os livros: “Anita, para pintar e bordar” (Cida Dias), O Batismo de Fogo de Anita Garibaldi em Imbituba (Alba da Rosa Vieira), O Livro de Anita (Elda Zim), e Dois Mundos e uma Rosa para Anita (Adílcio Cadorin e Andrea Antonioli).

Participaram do encerramento do projeto de leitura em 2022, os alunos da Escola Municipal Terezinha Pinho de Souza, os profissionais da instituição, bem como, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Rafaela Pereira de Mello.