Imbituba no combate à violência sexual de crianças e adolescentes

Na última quarta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SEASH) fez um alerta importante: entre janeiro de 2020 a maio de 2022, 84 jovens (crianças ou adolescentes), foram encaminhados para o atendimento municipal por terem sido vítimas de violência sexual.

 

“São dados preocupantes, que nos levam a enfatizar a importância do enfretamento a esta triste realidade, que violam o direito de ser criança e adolescente”, disse a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Stela Lane Napoleão.

 

O município de Imbituba conta com uma rede de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência, inclusive, a violência de natureza sexual. O Conselho Tutelar é o órgão que notifica a denúncia e realiza os encaminhamentos.

 

Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), é o equipamento de assistência social que acolhe a vítima, a família e oferta o acompanhamento psicossocial.

 

E para intensificar o enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria de Assistência Social e Habitação, através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e do CREAS, realizou, durante toda a semana, ações preventivas e informativas, tais como, panfletagens, rodas de conversa e a divulgação do tema por meio de faixas em pontos de grande circulação na cidade.