25ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza começa nesta segunda-feira (25)
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), através do setor de imunização, dará início, nesta segunda-feira (25), a 25ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza para os grupos preconizados pelo ministério da saúde em todas as salas de vacinação.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratória e pode ser evitada se a população tomar a vacina. A campanha de vacinação que começa nesta segunda (25) se estende até dia 31 de maio. Esse ano o Dia “D” será no sábado (13) de abril. A campanha vai iniciar nas salas de vacina na primeira semana, em seguida com a vacinação itinerante, facilitando o acesso à vacinação.
A vacinação contra a influenza grande arma na estratégia de prevenção contra gripe e a capacidade de promover a imunização neste período de grande circulação do vírus, e reduzindo a forma mais grave da doença e internações.
De acordo com a Gerente de Imunização Joana Melo a meta do município com a vacinação contra influenza é alcançar aproximadamente 90% da população.
“É de grande importância que as pessoas aderirem a campanha, procure fazer sua vacina, assim protege da doença, o agravamento e internações. Faça no período indicado até por ter a circulação do vírus assim reduzindo os casos da doença. Vacina boa é vacina no braço!”, argumenta Joana.
A Secretaria de Saúde ressalta a importância da vacinação como uma medida fundamental para proteger não apenas os indivíduos vacinados, mas também toda a comunidade. A imunização contra a influenza contribui significativamente para a redução da propagação do vírus e suas consequências.
“A imunização não apenas reduz o risco de contrair a gripe, mas também ajuda a prevenir complicações graves e hospitalizações relacionadas à doença. É uma medida preventiva que beneficia não apenas os indivíduos vacinados, mas toda a comunidade, ao reduzir a propagação do vírus”, explicou o secretário de saúde Emanoel Matos.
- crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
- trabalhadores da saúde;
- gestantes e mães até 45 dias após o parto;
- idosos com 60 anos ou mais;
- professores de escolas públicas e privadas;
- povos indígenas;
- pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- pessoas com deficiência permanente;
- profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;
- caminhoneiros;
- trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- trabalhadores portuários;
- funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A vacina oferecida este ano é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19.