23 alunos de Imbituba se formam no programa Protetor Ambiental (PROA)
A 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental formou, na noite da última quarta-feira (06), 23 alunos de Imbituba no programa Protetor Ambiental (PROA). O projeto tem a parceria da prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA). O evento ocorreu no Teatro Usina, no Centro, e reuniu autoridades municipais, da Segurança Pública, familiares a amigos dos formandos.
Os alunos formados, com idades entre 12 a 14 anos, são das escolas municipais, Padre Itamar Luiz da Costa (Guaiuba), Basileu José da Silva (Campo da Aviação) e Joaquim Ramos (Paes Leme), bem como, da escola estadual Engenheiro Álvaro Catão, de Vila Nova Alvorada (Divineia).
“Agora, eles são protetores ambientais capacitados. Eles são muito mais que alunos! Esses jovens serão multiplicadores de conhecimento. Agora, eles colocarão em prática uma gama de conhecimentos adquirida ao longo do curso”, disse o Comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, Gilson Klein.
O programa, que iniciou em maio, aconteceu nas tardes de quartas-feiras, no Museu Nacional da Baleia-Franca, em Vila Alvorada (Aguada).
“O conhecimento é o melhor que a gente pode oferecer aos jovens. E quando isso é ofertado por meio da educação ambiental, se torna ainda mais significativos”, reiterou o Secretário Municipal do Meio Ambiente (SEMA), Marcelo Pinho Maciel.
Ao longo do curso, os jovens aprenderam sobre disciplina, fizeram passeios ecológicos, estudaram sobre a fauna, flora e outras matérias relacionadas ao meio ambiente. O curso teve a monitoria da Sargento Stefani Marcelino Souza.
“Eu acho que o cuidado com o meio ambiente é uma questão de educação, de mudança de paradigma em nossa sociedade. E a gente consegue isso através das crianças. As crianças têm esse poder de conscientização junto aos adultos. A gente ganha verdadeiros fiscais, que nos ajudarão a cuidar melhor do nosso meio ambiente”, destacou o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.