Casa Açoriana: catálogo de produtos culturais é lançado em Imbituba
Pilar da rica diversidade cultural do estado de Santa Catarina, a cultura açoriana ganhou um catálogo de produtos artesanais em Imbituba. Voltado ao fortalecimento do turismo no município, o projeto está entre as iniciativas do Programa Avança Imbituba Economia Criativa, uma parceria entre a prefeitura e o Sebrae/SC.
O lançamento do Catálogo de Produtos Culturais Casa Açoriana foi realizado na última terça-feira (18), na Praia do Rosa, e contou com a presença de representantes da cadeia de turismo da região, além de artesãos, autoridades, entre outros convidados.
As páginas do catálogo trazem uma série de produtos, tais como, tapetes, almofadas, toalhas de louça, jogos americanos, porta objetos, chaveiros e até brinquedos. Tudo, claro, a partir do resgate da cultura açoriana, com cores vibrantes, elementos folclóricos e religiosos, a renda de bilro, o fuxico, entre outros.
“O Avança Imbituba atua em vários eixos que estão ligados, direta e indiretamente, ao turismo. Nesta edição, trabalhamos algumas demandas do comércio, atendendo ao Plano Municipal de Turismo, entre elas, a necessidade de produtos locais para souvenir, aquela lembrança que o turista leva para casa. Além da Baleia Franca, Imbituba tem belas raízes na cultura açoriana, o que nos motivou a resgatar essa herança com base no trabalho já desenvolvido pela Casa Açoriana”, disse Juliana Ghizzo, gestora de projetos do Sebrae/SC.
Sete artesãos locais estiveram diretamente envolvidos no projeto e, com a consultoria do Sebrae/SC, desenvolveram peças para serem comercializadas, tanto para moradores, quanto para visitantes, além de incorporar a decoração de bares, restaurantes e hotéis do município.
“Para nós, foi uma satisfação muito grande ter a parceria do Sebrae/SC e do Governo de Imbituba e ajudar a desenvolver o artesanato local. Estudar a identidade açoriana é algo que a gente vem fazendo há bastante tempo, mas com as técnicas aprimoradas do Sebrae/SC conseguimos criar todo um portfólio de produtos para a Casa Açoriana”, pontuou o historiador e presidente da Casa Açoriana Freguesia de Sant’Anna de Villa Nova, Ronaldo Augusto Pires.
Há um ano em desenvolvimento, o projeto piloto com a Casa Açoriana vai abrir um leque de outras ações voltadas ao turismo cultural, de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário de Imbituba. “Temos trabalhado forte na base do turismo. Buscando transformar a cultura e o estilo de vida local em produtos, como o surfe, a Baleia Franca e, agora, a cultura açoriana. A cultura local representada em produtos fortalece o comércio e, consequentemente, toda a cadeia turística”, frisou Alex Bondan.
Foto – Léo Freitas.