Programa Saúde na Escola atende cerca de 5.400 crianças do município
O Programa Saúde na Escola – PSE encerrou as visitas nas escolas do município no final do mês de agosto. Através de profissionais de saúde da atenção primária e de profissionais da educação, o programa visa fortalecer as ações de enfrentamento de vulnerabilidades, ampliando o acesso aos serviços de saúde e contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos estudantes.
O PSE é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação realizado pela Secretaria de Saúde de Imbituba – SEMUSA com apoio da Secretaria de Educação Cultura e Esporte – SEDUCE. O projeto iniciou as atividades dia 3 de maio e atendeu de 5.427 crianças de 30 escolas municipais e estaduais. As ações realizadas foram a Promoção da Atividade Física, Promoção da Alimentação Saudável, Promoção da Saúde Bucal e Prevenção de Acidentes Domésticos.
Através da Promoção da Saúde Bucal, onde foram realizadas avaliações odontológicas nos estudantes, foi observado que 450 crianças apresentaram a necessidades de encaminhamento para atendimento odontológico. “Vimos que muitas crianças não realizam a escovação e foi detectado cárie em 30% das crianças atendidas. As mais graves foram encaminhadas para o dentista do Posto de Saúde de cada bairro”, explica Ingrid Pineiro, coordenadora do projeto e Técnica em Enfermagem.
Nas ações de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física, foi observado que as crianças possuem entendimento sobre os alimentos adequados e possuem grande interesse em praticar as atividades, em especial quando estão em grupo. “Na prevenção de acidentes domésticos observamos que as crianças possuem entendimento básico sobre prevenção e que possuem grande potencial para se tornarem multiplicadores das boas práticas”, comenta Ingrid.
O programa foi realizado através de uma equipe técnica de trabalho que contou com as enfermeiras Beatriz Oliveira e Rosana Brito, a nutricionista Ana Lúcia Dornelles, a educadora física Thaís Gonçalves, as odontólogas Dayana Damázio e Bianca Carvalho. Além de contar com os socorristas Humberto de Almeida, Daniel Valerio e Luís Felipe Silvério, fonoaudiólogo Guilherme Lemos e a pedagoga Rosemeri Beza.
“A Coordenadora de Atenção Básica, a enfermeira Mariana Pires, o coordenador do SAMU Elder dos Reis, o coordenador da saúde bucal Filipe Ferreira e o secretário de saúde Emanoel Matos e a secretária de educação Rafaela Pereira de Mello, não mediram esforços para que tudo fosse possível”, ressaltou a Coordenadora Ingrid.