Resultado significativo

Aulas on-line movimentaram a quanrentena

 

Imbituba

 

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março deste ano, muitas atividades precisaram ser interrompidas por conta do aumento considerável de casos e da letalidade da doença. A área esportiva foi um dos segmentos mais atingidos pela quarentena.

 

Muitas aulas orientadas pelas equipes  do município, como as do programa “Comunidade Ativa” foram suspensas, assim como as atividades em academias. Diante dessa nova realidade, a Diretoria Municipal de Esportes (DME) investiu em aulas à distância.

 

A equipe da DME montou uma ampla programação, ao  vivo,  pela  internet, com aulas de ginástica, dança, alongamento, futebol e vôlei. O que poderia ser algo pouco atrativo à sociedade, se transformou em um canal muito procurado diariamente.

 

“O projeto Pratique em Casa surgiu com o intuito de possibilitar à população de Imbituba, da mais diferentes idades, alternativas para que pudesse se manter em atividade, tanto fisicamente, quanto mentalmente”, disse a Diretora Municipal de Esportes, Cássia Regina Pires.

 

Mas, para se ter certeza da efetividade das aulas, a DME fez uma pesquisa com os alunos da Comunidade Ativa. Através de um questionário, os alunos responderam a 10 perguntas em plataforma digital (Google). O link do formulário foi enviado através das redes sociai e 156 pessoas responderam ao questionário.

 

E o resultado foi significativo. A totalidade dos participantes da Comunidade Ativa virtual foi a mesma da Comunidade Ativa presencial.

 

“Através dessa pesquisa, conseguimos evidenciar o quanto o exercício físico influencia positivamente nesse momento tão difícil. Verificamos, também, a influência dos professores envolvidos e como eles são fundamentais para o sucesso de nossos projetos”, relatou o professor Marcelo Salvador Martins.

 

Dadas as condições técnicas, o conteúdo das aulas presenciais precisou ser adequado às limitações da aula virtual. Inclusive, por se tartar de um público de terceira idade, foi necessário adaptar as aulas para formas simples e seguras de execução.